segunda-feira , 26 junho 2017
Novidades

Mercedes GLA no Salão do Automóvel

Mercedes-Benz GLA 45 AMG 4MATIC estreia no Salão do Automóvel de São Paulo

 

  • Versão esportiva do mais novo SUV da marca traz o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo
  • Tração integral variável distribui a força do motor para cada eixo conforme a necessidade do momento
  • Praticidade de utilitário com desempenho de superesportivo: 0-100 km/h em 4,8 segundos

 

O GLA 45 AMG 4MATIC é uma das estrelas do estande da Mercedes-Benz no Salão do Automóvel de São Paulo. A mostra automotiva marca a chegada ao Brasil da versão esportiva do GLA, o SUV da nova geração de veículos da marca.

 

Archivnummer: SSPIP30418

 

O modelo combina os predicados dos SUVs da Mercedes-Benz com o alto desempenho que caracteriza os veículos que levam a assinatura AMG. Isto inclui o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo – dois litros turbo com 360 cv – o câmbio AMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades e o sistema 4MATIC de tração integral variável – um pacote capaz de proporcionar uma performance comparável aos mais renomados superesportivos. O GLA 45 AMG chega a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e tem velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

 

Estilo, dinamismo e independência

 

O GLA 45 AMG 4MATIC é o terceiro veículo equipado com o motor quatro cilindros turbo mais potente do mundo, juntamente com o A 45 AMG 4MATIC e o CLA 45 AMG 4MATIC. “Ele foi concebido para os amantes de automóveis com estilo, dinamismo e independência. Atender à grande variedade de anseios dos clientes sempre foi um dos pontos fortes da Mercedes-AMG”, afirma Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. O modelo chega ao País para aumentar a linha de SUVs da marca esportiva que já conta com o ML 63 AMG, GL 63 AMG e G 63 AMG. A Mercedes-AMG oferece, assim, a linha mais diversificada de utilitários esportivos entre as marcas premium de alta performance.

 

O novo integrante da família do GLA possui nada menos que 265 kW (360 cv) de potência e torque máximo de 450 Nm. A densidade de potência de 133 kW (180 cv) por litro coloca o motor turbo de alto desempenho da AMG no mesmo nível dos mais potentes superesportivos.

 

Principais dados:

GLA 45 AMG 4MATIC
Cilindrada 1.991 cm³
Potência máxima 265 kW (360 cv) a 6.000 rpm
Torque máx. 450 Nm entre 2.250-5.000 rpm
Densidade de potência 133 kW (181 cv)
Aceleração 0-100 km/h 4,8 s
Velocidade máxima 250 km/h*

* limitada eletronicamente

 

O motor turbo AMG conta com injeção direta de gasolina com aspersão controlada pelos injetores piezelétricos posicionados ao centro nas quatro câmaras de combustão. A combinação da injeção múltipla de combustível e ignição por múltiplas faíscas otimiza a utilização da gasolina e aumenta substancialmente a eficiência termodinâmica, reduzindo emissões.

 

A flexibilidade do sistema de injeção também garante um alto grau de liberdade em termos de utilização. Nas fases de aquecimento ou partida a frio, a cada ciclo de combustão ocorrem até cinco injeções, o que é crucial para a redução das emissões. Um dos fatores-chave para uma menor geração de partículas dentro do motor é a redução do volume das injeções individuais.

 

Destaques do motor AMG:

  • Cárter de alumínio fundido em molde de areia por gravidade
  • Virabrequim de aço forjado com peso otimizado
  • Pistões forjados com anéis de fricção reduzida
  • Tecnologia NANOSLIDE de revestimento dos cilindros
  • Arrefecimento do ar na entrada por água e ar
  • Gerenciamento do gerador elétrico
  • Função ECO start/stop

Turbo compressor com dupla entrada de gases

 

Para garantir respostas rápidas ao acelerador de um motor turbo de pequena cilindrada, a Mercedes-AMG optou por utilizar um turbocompressor tipo twin-scroll, associado à máxima utilização dos gases do sistema de escapamento e a uma inovadora estratégia de injeção.

 

A tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases do escapamento que movimentam a turbina) permite a elevação mais rápida da pressão de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape. Isto resulta na elevação rápida do torque, mesmo em baixas rotações. O consumo de combustível e as emissões do escapamento também são beneficiados por essa tecnologia: o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera na categoria nesse sentido.

 

 

Escapamento esportivo AMG com defletor de exaustão

 

O sistema de escapamento esportivo AMG do GLA 45 AMG 4MATIC utiliza tubos com seções transversais maiores e um defletor de escape controlado automaticamente. Esta tecnologia consegue conciliar dois objetivos conflitantes: uma experiência de condução dinâmica e a tradição da Mercedes-Benz de conforto em viagens de longa distância.

 

O defletor é ajustado de forma contínua por controle mapeado de acordo com a potência demandada pelo condutor, a condição de carga e a rotação do motor. As duas ponteiras de escapamento retangulares cromadas do sistema de exaustão esportivo AMG emitem um som fascinante, particularmente impressionante durante as acelerações.

 

Produção dos motores – excelência feita à mão

 

O motor AMG quatro cilindros turbo é inteiramente montado à mão, segundo a tradicional filosofia da marca, “um homem, um motor”. Além de ser uma marca registrada da AMG confirmando uma qualidade de produção superlativa, a placa do motor AMG também atesta o impecável DNA da marca de alta performance da Mercedes-Benz e vem tradicionalmente assinada pelo engenheiro responsável pela montagem do motor.

 

Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas

 

A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete velocidades permite optar entre três modos de condução, tem função de dupla debreagem e função RACE START, para arrancadas de tirar o fôlego. Os pontos fortes desta transmissão de dupla embreagem incluem rápidas trocas de marchas sem interrupção da força de tração. O câmbio tem uma estratégia de controle sob medida que proporciona mudanças de marcha extremamente suaves e alto nível de eficiência.

 

Os tempos de trocas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são semelhantes aos do superesportivo Mercedes-AMG GT. A breve e precisa interrupção da ignição sob plena aceleração leva a trocas de marchas ainda mais rápidas nos modos “M” e “S”, gerando uma sonoridade mais empolgante. O controle da transmissão utiliza de forma integral os benefícios da tecnologia de injeção direta até seus limites físicos: a rápida resposta do motor garante que a injeção seja cortada com precisão ainda maior. O resultado é a maior velocidade das trocas e uma emocionante experiência sonora, levando a uma condução fascinante.

 

Outro item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e prazer da condução, é o chamado “Modo M momentâneo” – já conhecido pelo SLS AMG Coupé Black Series –, permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando qualquer uma das borboletas de comando do câmbio. No modo C (Comfort), características sensíveis de suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a função ECO start/stop também é ativada.

 

Tração integral voltada ao desempenho

 

O GLA 45 AMG vem de série equipado com a tração integral variável AMG 4MATIC. Este sistema de tração nas quatro rodas transfere a força do motor para o eixo traseiro da melhor forma possível e proporciona uma tração perfeita, independentemente das condições do piso. Ele também eleva o dinamismo de condução ao mais alto nível.

 

O conjunto do sistema de tração tem design compacto e leve. A saída de força é totalmente integrada à transmissão esportiva de sete marchas, transferindo torque para o eixo traseiro por meio de um eixo cardã com duas seções. Para melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletrohidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. Ela detecta imediatamente qualquer deslizamento no eixo dianteiro e uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras quando necessário, sem que o motorista perceba.

 

A distribuição de forças é totalmente variável: durante o uso normal, o GLA 45 AMG 4MATIC utiliza tração dianteira para otimizar a eficiência.  Quando é preciso, o sistema variável de tração nas quatro rodas divide o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro, a uma razão de até 50:50%.

 

O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) do GLA 45 AMG 4MATIC é configurado em três estágios: “ESP ON”, “SPORT Handling Mode” e “ESP OFF”, permitindo ao condutor modificar o comportamento dinâmico ao toque de uma tecla. Da mesma forma, o ESP Curve Dynamic Assist (assistente dinâmico em curvas) também é equipamento de série. Em curvas rápidas, intervenções imperceptíveis na roda traseira interna geram uma movimentação em torno do eixo vertical. Isto faz com que o veículo contorne as curvas sempre de forma previsível e controlável, ao mesmo tempo em que é evitada qualquer saída de frente.

 

Suspensão esportiva e sistema de freios de alta performance AMG

 

Para melhorar a dirigibilidade esportiva, a suspensão dianteira McPherson do GLA 45 AMG 4MATIC foi equipada com elementos que otimizam a dinâmica de condução. A estabilidade e precisão da direção são incrementadas também pela rígida conexão entre o subchassi e a carroceria. A suspensão esportiva AMG com conjuntos de mola e amortecedores especialmente ajustados e barras antirrolamento maiores permitem maior aceleração lateral e reduzem a rolagem da carroceria em percursos rápidos por estradas sinuosas.

 

A direção esportiva AMG conta com um sistema de assistência à direção sensível à velocidade, específico da AMG, que assegura agilidade e alta precisão ao volante. O sistema de freios AMG de alta performance com discos ventilados e perfurados nas quatro rodas e pinças vermelhas garante uma desaceleração rápida e confiável.

 

As pinças vermelhas dão um toque ainda mais dinâmico ao visual do veículo, destacando-se por trás das rodas de liga leve AMG com cinco raios duplos pintadas de cinza titânio com acabamento em alto brilho e dotadas de pneus tamanho 235/45 R 19.

 

Poderoso e diferenciado: design AMG

 

O design do GLA 45 AMG 4MATIC se caracteriza por uma personalidade poderosa e diferenciada. O SUV de alto desempenho combina as marcantes linhas laterais da Nova Geração de Automóveis Mercedes-Benz às curvas musculares exclusivas da AMG. A dianteira AMG com spoiler frontal e a grade do radiador AMG com haleta dupla são destaques que conferem esportividade ao SUV. Outro destaque é o logotipo diferenciado AMG localizado na grade do radiador. Defletores em preto high gloss sobre as grandes entradas de ar nas laterais homenageiam o automobilismo esportivo. Faróis bixenônio com LED são de série.

 

Vistas de lado, as imponentes rodas de liga leve AMG capturam o olhar do observador. As saias laterais com insertos em preto high gloss, o letreiro “TURBO AMG” nos para-lamas dianteiros e as barras longitudinais do teto em preto high gloss dão um toque especial ao GLA 45 AMG 4MATIC. A traseira é dominada pelo difusor com acabamento em preto high gloss e as ponteiras duplas em preto do sistema de escapamento esportivo AMG, com defletor de exaustão.

 

Entre os detalhes visuais, o GLA 45 AMG que chega ao Brasil traz o Pacote Night AMG: friso da linha de cintura em preto, detalhes do para-choque dianteiro, spoiler dianteiro, retrovisores externos, inserto nas saias laterais e detalhes no para-choque traseiro em preto high gloss e as duas ponteiras de escapamento com acabamento retangular em preto.

 

Design interior: esportivo e exclusivo

 

Como em todos os automóveis AMG, o interior do GLA 45 AMG 4MATIC apaixona pela alta qualidade combinada a uma atmosfera esportiva e equipamentos exclusivos. Entre eles estão os bancos esportivos revestidos de couro vermelho com uma camada sobreposta de couro preto perfurado, com costuras vermelhas contrastantes e os cintos de segurança em vermelho designo, assim como a AMG DRIVE UNIT. O volante multifuncional esportivo com três raios revestido de couro Nappa, com costuras contrastantes em vermelho, couro perfurado nas áreas de empunhadura e borboletas para troca de marchas assegura o perfeito controle do veículo.

 

O painel de instrumentos AMG com design exclusivo com dois tubos circundando o velocímetro e conta-giros e display central colorido, menu principal AMG e RACETIMER mantêm o motorista permanentemente informado. Ao abrir a porta, o condutor é saudado pela tela AMG start-up. O acabamento do painel de instrumentos é feito de alumínio escovado e, juntamente com as soleiras das portas dianteiras AMG em aço inoxidável, reforça o alto padrão e o exclusivo ambiente interno do GLA 45 AMG 4MATIC.

 

O modelo chega aos concessionários brasileiros em novembro deste ano, com preço sugerido de R$289.900,00.

Sobre José Roberto Elias Junior

José Roberto Elias Junior

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