Audi A4 2015: Aqui bate um novo coração

   Teste do novo Audi A4 1.8 Turbo FSI Ambiente 2015

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O novo Audi A4 2015 deixou o motor 2.0 e adotou o 1.8 FSI Turbo para se adequar as novas regras de emissão de poluentes vigentes na Europa.

Apesar de ter um motor de menor capacidade e também menor potência (170 cv do  1.8 x 180 cv do 2.0), o modelo não mostrou diferença quanto ao desempenho.  Continua esperto, andando bem, silencioso, e além de poluir menos, também é mais econômico.

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Para ajudar nessa economia de combustível, foi adotado o sistema start stop. Com isso, o carro desliga nos semáforos e pequenas paradas quando pisamos e mantemos o pedal do freio pressionado, mantendo todo o restante funcionando normalmente.

Basta soltar o pedal do freio, que rapidamente o carro liga novamente.  Esse processo, pelo fato de que o carro é bastante silencioso, é quase imperceptível, ainda mais se estivermos com os vidros fechados e o som ligado.

Caso você pegue um congestionamento enorme, você pode desligar esse sistema através de um botão localizado próximo ao câmbio.  Assim, você pode continuar com o ar condicionado gelando normalmente.  Quando o motor é deligado, o mesmo passa para a função de ventilação somente.  Mas quando as paradas são normais, não se sente diminuição da temperatura interna do veículo.

Dotado de linhas bonitas e harmoniosas, o A4 chama atenção por onde passa.  É um carro que desperta a curiosidade e a vontade nas pessoas em conhecer mais o veículo, perguntar e até em comprar um.  Spoiler dianteiro, faróis de xenon, lanternas de led, rodas esportivas com pneu de perfil baixo e linhas aerodinâmicas arrebatam olhares pelo caminho.

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O interior é bastante refinado.  Materiais de qualidade nos painéis, couro nos bancos e direção e o capricho nos detalhes, fazem você se acomodar e sentir bem dentro do carro.

Teto solar elétrico, abertura e fechamento dos vidros através de teclas “one touch”, bancos elétricos, viva voz, sensor crepuscular e de chuva, suspensão firme mas macia e o desempenho do motor, completam os atributos que fazem você não ter pressa para sair do carro.

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O carro é fantástico.  Para ficar perfeito, a Audi poderia melhorar alguns pontos e mimos para o motorista, que existem até em muitos carros bem mais baratos, mas que não estão disponíveis em um carro dessa categoria.

Um deles são os espelhos externos.  Poderiam ser recolhidos eletricamente, no caso de parada do carro ou para passagens em locais estreitos.  Outra  função que poderia ser adicionada a eles, é a movimentação para baixo do espelho direito quando a ré é acionada, para auxiliar nas manobras e visualizar a guia.  Modelos como o Fox da VW, empresa do mesmo grupo da Audi, tem isso de série…

Outra ítem que sentimos uma falta enorme: não tem entrada USB.  Se você quiser ouvir suas músicas, ou utiliza CDs ou um cartão de memória SD.  E também não dá para carregar celular por essa entrada.  Mas  existem várias tomadas 12V espalhadas pelo carro. Existe um cabo opcional que pode ser comprado na concessionária que disponibiliza o USB, mas isso poderia vir de série.

Por falar em som, a qualidade é de primeira. Os alto falantes reproduzem música com eficácia, som límpido e puro, sem distorção.  Ponto positivo.

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Em contrapartida, os comandos não são muito interativos.  Demora um pouco para entendermos como funciona, e mesmo assim não são práticos.  A Audi poderia juntar a qualidade do som com uma dessas centrais multimídias que são vendidas no mercado, que são práticas, possuem touch screen, GPS, DVD e câmera de ré.

No A4 não temos nada disso.  A tela não é sensível ao toque, não existe câmera de ré (somente sensores de estacionamento traseiros), o GPS e o DVD existem como opcionais ao custo exorbitante de R$ 10 mil (valor informado por uma concessionária da marca).  Se existe um ponto fraco no carro é esse.  Se não fosse a qualidade do som e a coragem de alterar o painel tão bonito e bem acabado, dá vontade de tirar o original e colocar um multimídia de mercado, que completo, é comprado por aproximadamente R$ 3 mil ou até menos.

Ao dirigir, o carro traz todo o benefício da refinada mecânica germânica: freios a disco nas 4 rodas com ABS, direção elétrica, freio de estacionamento eletromecânico, start engine através da chave, muita estabilidade, suspensão firme e ao mesmo tempo confortável e muito silencioso.

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É um carro perfeito para viajar, pegar estrada, curtir.  A suspensão não é tão baixa, mas deve-se tomar cuidado com valetas, lombadas muito altas e saídas de garagem, pois pode raspar.

Seu uso em estradas de terra só é recomendado se a mesma for bem plana, sem buracos.  Não que ele não encare pisos ruins, pois a suspensão absorve muito bem buracos sem repassar os trancos aos ocupantes, mas é que dá dó colocar o carro em uma condição dessas.

O perfil dele é urbano.  Diria até mais estradeiro, pois em uma cidade como São Paulo, dependendo do lugar, dá medo andar com um carro tão refinado por medo de assalto.  Uma solução seria blindar, mas pessoalmente acho um crime desmontar um carro todo projetado e planejado para ter a melhor performance, e tirar todo o equilíbrio dinâmico que a fábrica minuciosamente calculou e fabricou.  Melhor pegar o preço da blindagem e comprar um outro carro que não chame a atenção para rodar no dia a dia da cidade.

E no final de semana, desfrutar de tudo o que o Audi A4 tem para oferecer.

Valores de venda

Tabela: R$ 152.990,00

Valor praticado: Até R$ 144 mil.

 

Veja anexo arquivo com dados técnicos e acessórios

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Pontos positivos

  • Motor de 170 cavalos com baixa emissão de dióxido de carbono
  • Alarme fecha portas, vidros e teto solar
  • Câmbio CVT de 8 velocidades com borboleta no volante
  • Rodar macio e silencioso
  • Sistema start stop
  • Economia de combustível aliada a desempenho. Média de 8,75 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.
  • Faz presença onde chega
  • Teto solar elétrico
  • Viva voz com Bluetooth
  • Faróis Xenos
  • Lanternas em LED
  • Acabamento de primeira
  • Vidros elétricos com acionamento “one touch”
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de chuva
  • Bancos dianteiros elétricos

 

Pontos negativos

  • Espelhos externo não recolhem eletricamente
  • Espelho externo direito não abaixa quando a ré é engatada
  • GPS e DVD opcional ao custo de R$ 10 mil
  • Comandos da central multimídia pouco interativas
  • Não tem câmera de ré
  • Não tem entrada USB de série, é preciso comprar um cabo opcional para conectar
  • Tela do multimídia não é touch screen

 

Outras informações relevantes:

Seguro:  por volta de R$ 7.500,00, dependendo da seguradora, perfil e bônus do segurado.

IPVA: aproximadamente R$ 6.000,00, dependendo do valor da nota fiscal.

Preço das revisões:

As manutenções são a cada 6 meses ou 7.500 km (prevalece o que  ocorrer primeiro)

Primeira revisão – R$ 593,10

Segunda revisão – R$ 1.592,78

Terceira revisão – R$ 913,10

Quarta revisão – R$ 2.011,78

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